O BNDES Finame é uma linha de crédito para financiar a produção e a compra de máquinas e equipamentos nacionais, fomentando a indústria nacional em detrimento dos produtos importados, garantindo assim que o dinheiro, o emprego e a renda fiquem no Brasil.
Outrossim, é uma linha governamental, uma vez que o BNDES, banco nacional de desenvolvimento, é um banco de desenvolvimento administrado pelo governo federal.
Portanto quem define as taxas do FINAME BNDES é o governo federal, sendo esta uma política de fortalecimento da indústria nacional.
Já o credenciamento de produtos no finame, aprovação de crédito, não deveriam envolver fatores políticos, pois existem critérios técnicos a serem utilizados, que vamos explicar logo abaixo.
Índice
Como cadastrar uma máquina no FINAME?
O processo é extenso e envolve muita documentação, provas de que o produto a ser cadastrado tem o percentual mínimo de componentes nacionais.
Então para pode ter um produto cadastrado e vendido pelo bndes finame é preciso provar que ele tem o percentual mínimo, em peso e valor, para ter seu cadastro aprovado.
Não é a quantidade dos componentes que precisam ser, normalmente, de 80% ou mais, feitos no Brasil. São dois critérios usados, uma combinação deles: peso e valor.
Portanto na formação de preço do produto, que precisa ser apresentada ao BNDES com comprovação fiscal, mais de 80% dos custos do produto precisam ter sua origem no Brasil.
Assim como o peso total do produto precisa ter 80% de componentes nacionais. Mas esse critério é facilmente cumprido. Por exemplo, nas empilhadeiras, o chassi e o contrapeso são fabricados no Brasil e representam quase a totalidade do peso da máquina, sendo infinitamente superior ao motor da empilhadeira que é importado, pois não temos fábrica de motores de empilhadeiras no Brasil.
Por ser um processo muito detalhado, recomendamos que a empresa contrate uma consultoria especializada em cadastro finame BNDES, economizando tempo e dinheiro nesse processo.
Caso esteja a procura de uma, me escreva que eu posso indicar algumas: daniel@empilhando.com.br
Finame consulta
Como consultar se um produto está realmente cadastrado e ativo no FINAME BNDES? Esse processo de consulta é público e está no site do BNDES, nesse vídeo eu explico passo-a-passo como consultar se o equipamento está cadastrado, seu código e como simular um financiamento BNDES:
Consulta código Finame
Preparamos um passo-a-passo pra você consultar o código FINAME de um produto, consultar os fabricantes cadastrados e outras informações. Siga as orientações abaixo.
Primeiro acesse o site do BNDES
Na Homepage Clique Em “Credenciamento – Bndes Finame”
Clique Em “Consulta E Fornecedores E Produtos Credenciados No Cfi Bndes”
Clique Em “Consultar Fornecedores E Produtos Credenciados”
Consulte Aqui Fabricantes E Produtos Credenciados No Finame Bndes
Finame simulador
O melhor simulador que encontramos na internet é do Desenvolve SP, outro banco de fomento, mas este do estado de São Paulo.
Eles possuem um simulador online muito rápido e prático onde é possível ver as taxas, desenvolvimento das parcelas, carência, e já é possível solicitar uma proposta pelo próprio banco Desenvolve SP direto para sua empresa, caso vocês estejam no estado de SP.
Se você estiver em outro estado você pode usar o simulador online para ter uma ideia, mas a taxa do seu banco pode ser diferente da deles, isso porque o FINAME é composto por uma taxa do BNDES e uma taxa do banco, privado ou público, que vai solicitar e liberar o crédito ao cliente final.
Acesse o melhor simulador de finame BNDES aqui!
Finame para equipamentos importados
Essa é uma pergunta muito comum e recorrente, por incrível que pareça, rs. Não existe finame para equipamentos importados porque a essência deste financiamento é justamente facilitar a compra de máquinas e equipamentos que tenham mais de 80% de seus componentes fabricados no Brasil.
Ou seja, com esta regra, além do produto credenciado ter que ser montado no Brasil, o BNDES exige que toda a cadeia produtiva seja ativada, no Brasil, porque na composição do valor e do peso os produtos precisam ser nacionais, em sua grande maioria.
Isso força muitas empresas a incentivarem outras, a produzirem novos ítens no Brasil, gerando mais compras de máquinas, mais emprego e renda.
Ou seja, um componente que não é produzido aqui, mas tem alto valor agregado na composição do valor de uma empilhadeira elétrica, faz com que o fabricante de empilhadeiras dialogue com empresas que possuem o potencial de fabricação para que comecem a produzir no Brasil.
Essa é a famosa corrente do bem, uma empresa puxando outra para produzirem no Brasil. E nós como consumidores podemos olhar a origem dos produtos que compramos, e se possível, dar preferência ao produto nacional, pois este ciclo virtuoso de produção nacional acaba nos beneficiando de maneira indireta lá na frente.