top of page
  • Daniel Santos

Bateria de empilhadeira

Neste post vamos falar da bateria de empilhadeira e como medir sua densidade, como preencher corretamente com água, como manusear em caso de acidentes e como descartar corretamente.

Todos esses temas não foram abordador por completo nos nossos posts anteriores, porque lá falamos sobre outros pontos e recomendamos a leitura;



Índice

Como completar o nível de água da bateria de empilhadeira?

Não pode usar água da torneira para completar o nível da bateria, isso porque os sais minerais encontrados nessa água vão acabar gradativamente com a bateria.

Tipos de água para bateria;

  1. destilada

  2. desmineralizada

  3. deionizada

Dito isso, o próximo passo é saber quando completar o nível da água da bateria, porque se o procedimento for realizado no momento errado, vai vazar ácido sulfúrico pela lateral da bateria, o que pode provocar corrosão na caixa da bateria e até danificar a empilhadeira, sem mencionar a fuga de corrente.

Quando completar o nível de água da bateria tracionária;

Durante o processo de carregamento quando a bateria atingiu 80% de carga; Complete o nível de água até atingir a base do tubete da tampa.

A cada recarga a água deve ser verificada, porque com a utilização da máquina a bateria esquenta e a água evapora.

Cuidado também com os sistemas de enchimento automático, aquele tubo que passa por todos os elementos, às vezes a boia de um elemento trava bloqueando a água, e você pode perder um elemento. Atenção para sempre verificar se não há um entupimento na entrada de cada elemento.

Como medir a densidade de uma bateria de empilhadeira?

É necessário utilizar uma ferramenta chamada densímetro. É fácil de encontrar e tem até no MercadoLivre pra vender.

densímetro para bateria de empilhadeira, bateria tracionária de chumbo ácido.

Densímetro Para Bateria

Uma bateria tracionária de chumbo ácido carregada tem densidade: PH=1.280 g/dm3 à 30° C

Existem alguns vídeos no Youtube mostrando o passo a passo, como fazer. Em breve teremos o próprio vídeo da Empilhando explicando esse procedimento, aguardem!

Como manusear uma bateria de chumbo e ácido em caso de acidentes?

A primeira coisa a fazer é neutralizar o líquido que vazou com bicarbonato de sódio em pó. Assim você estará neutralizando o ácido sulfúrico e reduzindo os impactos ambientais e riscos de novos acidentes.

A segunda coisa a ter em mente é que você tem chumbo e ácido sulfúrico por toda parte. Então esqueça recipientes metálicos.

A caixa da bateria é de metal pela resistência externa do material, mas por dentro ela tem um revestimento, um tipo de borracha, que não deixa o ácido entrar em contato com o ferro.

Talvez o que você tenha mais facilmente, por perto, seja madeira. Podemos manusear as placas usando todos os EPIs necessários e nunca tocando com a mão, jamais deixando entrar em contato com a pele, para isolar as placas em amarrações com madeira.

Como descartar corretamente uma bateria de empilhadeira?

Fizemos um artigo inteiro falando sobre isso, citando as resoluções CONAMA e todas as regras ambientais que devem ser respeitadas:

Mas resumidamente, você deve saber que o fabricante ou importador da bateria é responsável pelo seu descarte.

Lembre-se de NÃO despejar o líquido antes de encaminhar a bateria para o descarte. O líquido deve permanecer dentro da bateria. Caso contrário você terá que provar que descartou corretamente de acordo com a legislação.

Todos os fabricantes de bateria aceitam baterias usadas na base de troca, então faça cotações de novas baterias usando as antigas como um dos meios de pagamento. Isso porque eles reaproveitam o chumbo das baterias.

bottom of page